Para aqueles que utilizam um acesso VPN do tipo IPSec da Cisco, a seguir um roteiro de como acessar sem a instalação de um cliente. O sistema operacional da Apple já possui este tipo de acesso nativo, tanto para o MAC OS X quanto no iOS. A seguir como configurar na versão para desktops e notebooks.
Entrar no menú apple e depois entrar em Preferências de Sistema.
Entrar em Rede.
Na lista de serviços, clicar no botão “Criar um novo serviço”(botão + abaixo).
No menu suspenso, selecionar o tipo de interface: VPN.
No tipo de VPN selecionar: Cisco IPSec.
Entrar com “Nome do Serviço”.
Nas configurações do serviço entrar com o endereço do servidor, Nome da Conta (usuário) e sua senha de acesso.
Para quem utiliza um arquivo .pcf para realizar as configurações de acesso é necessário entrar com os Ajustes de Autenticação.
Dentro do menu suspenso de Autenticação do Equipamento, entrar com o Nome do Grupo (GroupName) e com o Segredo Compartilhado (GroupPwd).
Estas informações podem ser acessadas abrindo o arquivo .pcf através de um editor de texto.
A estrutura é a seguinte:
[main] Description= Host= AuthType=1 GroupName= GroupPwd= enc_GroupPwd= EnableISPConnect=0 ISPConnectType=0 ISPConnect= ISPPhonebook= ISPCommand= Username= SaveUserPassword=0 UserPassword= enc_UserPassword= NTDomain= EnableBackup=0 BackupServer= EnableMSLogon=1 MSLogonType=0 EnableNat=1 TunnelingMode=0 TcpTunnelingPort=10000 CertStore=0 CertName= CertPath= CertSubjectName= CertSerialHash=00000000000000000000000000000000 SendCertChain=0 PeerTimeout=90 EnableLocalLAN=0
A variável Host guarda a informação do Endereço do Servidor, a variável GroupName a informação do Nome do Grupo e o Segredo Compatilhado está na variável GroupPwd. Esta última informação também pode estar criptografada e armazenada na variável enc_GroupPwd. Nesse caso será necessário a tradução da variável para obter a senha.
Para isso basta acessar o seguinte endereço.
Basta entrar com a senha criptografada, clicar no botão decode! e copiar o texto na última linha após o texto “clear:”
Após configurar os Ajustes de Autenticação também é possível deixar um atalho na barra de menus marcando a opção “Mostrar estado da VPN na barra de menus”.
Perfeito artigo… Uma pena que não sei o que ocorre na minha rede de casa, não consigo acessar a VPN, mas de outro acesso funcionou bem…
Perfeito, muito bem explicado e com detalhes para obter a decodificação do segredo! Parabens e muito obrigado pela ajuda e informação.