Traduzido de ALT1040
Recentemente Google anunciou que permitirá a desenvolvedores web compartilhar e visualizar páginas inteiras armazenadas dentro de suas contas de Drive, o serviço de armazenamento gratuito da companhia, que até então funcionava apenas como um disco virtual. Agora qualquer pessoa pode subir arquivos de extensão HTML, JavaScript e até CSS, para que depois de seguir alguns simples passos seja possível tornar pública a página principal e navegar como uma página web funcional.
A própria equipe de Google Drive publicou a informação com o tutorial do processo para publicar as páginas, e na verdade é tão simples que qualquer um pode fazê-lo:
- Criar uma pasta em Drive e compartilhar seu acesso livre com a opção “Pública na Web”.
- Subir os arquivos HTML, JS e CSS dentro da pasta.
- Abra o arquivo HTML e observe a opção de “Visualização Prévia” na barra de ferramentas, clique nela.
- Se abrirá uma nova janela, onde se visualizará o arquivo html em todo seu esplendor, apenas copie a URL da página e comparta com quem quiser.
- Impressione seus clientes.
Na verdade se trata de um pequeno e simples adicional, que pode ser de grande utilidade para desenvolvedores e estudantes, onde terão agora a oportunidade de hospedar e mostrar a funcionalidade de suas páginas próprias a quem quiser, seja a professores, amigos ou clientes. Uma solução ágil por parte dos garotos do Google.
Sendo objetivos a funcionalidade desta alternativa é modesta e relativamente limitada, mas indiscutivelmente útil, podemos apostar que mais pequenos negócios utilizarão agora Google Drive para hospedar sua página de internet e dar mais presença dentro da rede.
Ainda que as páginas que oferecem o serviço de armazenamento em nuvem são muitos, alguns deles com particularidades tentadoras e inquietantes, como é o caso de Mega, a opção de Drive é uma das mais sólidas e confiáveis, tem o respaldo da companhia, se complementa com todos os demais produtos de Google e a possibilidade de editar arquivos simultaneamente de maneira colaborativa é uma experiência única e produtiva.
Informação super importante para nós estudantes, vou espalhar a notícia! 🙂
Essa eu não sabia valeu ITeacher hahahahahahha